Aqui esta algumas imagens do II Prosa e Viola, do dia 28/11/2009. No Sindicato, o tema foi a sala de casa. Objetos emprestados de familiares dos pioneiros em Alto Piquiri, que também contribuiram proseando histórias fantásticas. O local foi ornamentado por Kátia Cosmo e equipe, que não economizaram esforços e talentos para que o ambiente ficasse aconchegante e de acordo com o tema.
Foi realizada na Casa da Cultura Irene Ruaro, a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Alto Piquiri, nesta quinta feira 15 de outubro no período da manhã, sob a coordenação do professor Claudionor Ramos Barbosa.
A Conferência teve como objetivo uma breve explanação dos programas que fomentam as políticas públicas da Cultura no Brasil nas esferas: Federal, Estadual e Municipal, e um referendo que ajudou na escolha de membros para a formação do Conselho Municipal de Cultura.
Estiveram presentes, o prefeito Gerson Negrissoli, o vice - prefeito Valdeci Morotti, os secretários, o coordenador da cultura da AMERIOS Oscar Boing, o diretor da fundação cultural de Umuarama Sebastião Dias e representantes da sociedade civil.
Em Alto Piquiri, no dia 07/10/2009, foi realizado na Casa da Cultura, o I Prosa e Viola.
O evento teve como objetivo o resgate da moda de viola. Durante os intervalos das músicas, foram contados casos, histórias, fatos curiosos dos artistas e da cidade, mesclando música e prosa. Participaram artistas da cidade, com viola e violão,foi um emocionante encontro da arte piquirense. Estavam presentes autoridades religiosas, de instituições e políticos.
A proposta é valorizar a música regionalista e a cultura da viola instrumental dos tocadores de Alto Piquiri. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal, sendo o responsável pelo evento o professor e regente do coral municipal Claudionor Ramos Barbosa.
Sou professor Claudionor, casado com a professora Luzia, pai da Vanessa e Péricles,Sophia Luz, paraense, atualmente moro no Paraná. Amo música,leciono Português e inglês, além das atividades culturais e religiosas.